Entidades se unem para qualificar mão de obra
Na tarde de quarta-feira (8), a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) lançou a sala de costura para curso gratuito, que contempla o projeto Costurar está na moda. A iniciativa é fruto de uma parceria da entidade com os sindicatos patronal e dos trabalhadores das indústrias do vestuário de Brusque e Guabiruba, respectivamente, Sindivest e Sintrivest, além do Senai e do Senac, com o apoio da prefeitura.
O presidente da AmpeBr, Anílcon Schulenburg, afirma que uma das principais dificuldades das empresas de confecção é a falta de mão de obra qualificada. “Por essa razão, é preciso criar mecanismos que incentivem o ingresso de novos profissionais nesse mercado, garantindo a continuidade e, também, o desenvolvimento do setor”, explica o ele.
Oferecer cursos gratuitos na área da costura é um projeto já desenvolvido há seis anos pelos sindicatos, em parceria com o Senac. Ainda assim, a necessidade do mercado de trabalho não tem sido suprida e, por essa razão, foi preciso buscar novos apoiadores
para a ampliação do projeto. “Diversas turmas já foram formadas, mas as nossas indústrias ainda precisam de mais. Inclusive, chamamos o curso de operador de máquina de costura para permitir que os homens também se interessem pela profissão”, destaca o presidente do Sindicato Patronal, Ivo Lombardi.
Para a classe trabalhadora, a iniciativa também é importante, sobretudo por não apresentar um custo aos alunos envolvidos. “Mas vale lembrar que o curso tem seu custo, que é viabilizado pelos dois sindicatos. O Sintrivest apoia o projeto porque ele profissionaliza o setor e também é uma forma de valorização e crescimento dos trabalhadores”, analisa o presidente em exercício do Sintrivest, José Gilson Cardoso.
A estrutura do curso, inclusive com a presença de professores qualificados de maneira teórica e prática, é de responsabilidade do Senai e Senac. Na Ampe, os professores disponibilizados são do Senac.